segunda-feira, 22 de dezembro de 2008



A CIDADANIA LOCAL COMO EXERCÍCIO DA LIBERDADE INTERIOR.


Super Comunidade, assim os moradores da Super Quadra 306 Sul estão denominando seu território. Quem ouve a expressão SUPER COMUNIDADE pela primeira vez, e não percebe o entusiasmo daquelas pessoas, em especial do Prefeito Leonardo e do Vice-Prefeito João Paulo, não vai compreender a dimensão da semente da PAZ ATIVA plantada.

O mês é dezembro. O clima é de Natal. Especialmente, naquela manhã, São Pedro foi muito generoso, fazendo sua parte, não mandando chuva lá do céu.

A mesa farta, com frutas, iogurte natural, pães, sucos, café com leite, refrigerantes, bolos, biscoitos, unidos a boa musica e atrativos para crianças.

As pessoas vinham chegando devagar, dando um bom dia, um aperto de mão, perguntando: qual é o seu bloco? Há quanto tempo você mora aqui? Você faz o quê? Alguns organizando o local, outros cortando as frutas e decorando a mesa com flores, outros simplesmente observando, querendo entender porque dois jovens tomaram a frente dessa iniciativa, fazendo com que ele descesse de seu apartamento, em pleno domingo nublado, às 9:30 h da manhã para tomar café na rua, com pessoas com as quais ele tem pouco contato.

Imagine uma gaiola com um pássaro dentro, a porta escancarada. O pássaro de costas para a porta, bicando a tela para tentar fugir. Imaginou? Assim estavam eles. Agora, imagine uma gaiola com a porta escancarada. Dentro, dois pássaros cantando, entrando e saindo da gaiola, voando de uma árvore a outra, pousando em cima da gaiola. Imaginou? Assim estava a maioria.

Não faltaram os agradecimentos por não estar chovendo.

O sorriso de satisfação tomou conta daquele espaço urbano. As pessoas que se aproximavam apenas como curiosos, tentavam saber quem eram os dois jovens que estavam querendo mexer com a cabeça deles. Aqueles mesmos rostos, depois, mostravam uma expressão diferente. Eles sentiram que tinham sido mexidos. Agora, queriam ser acolhidos para ajudar a cuidar dessa semente.

As crianças da comunidade estrutural chegaram. Elas fazem parte do projeto VIVER. Mais surpresas e expectativas para alguns. Para os organizadores mais integração, mais redes, mais humanização.

Os comerciantes locais, que deram sua contribuição, chegavam e logo eram acolhidos. Os representantes dos poder público também foram bem recebidos e até comprometeram se a ajudar aquela, agora, Super Comunidade.

O imenso banner: Você já Abraçou sua Comunidade Hoje? Com sugestões de 8 jeitos de abraçar a comunidade, estava exposto para todos se conscientizarem do privilégio daquele momento de fartura, entrelaçamento, harmonia, reencontro, descoberta e alegria e principalmente de poder abraçar sua comunidade, pois muita gente não tem a mesma oportunidade. E é por isso que a simplicidade dessa ação ajudará na compreensão da necessidade de um mundo melhor. É só crer e fazer, para ver.

Aquela Super Comunidade tem equipamentos de serviços básicos, é urbanizada, tem jardins e é arborizada, tem segurança privada nos blocos, apresenta um comércio ativo em sua volta e os índices de violência, seja doméstica ou urbana, não estão tão expostos aos olhos dos governantes, da mídia ou da população em geral.

O capital humano é expressivo. Verdade que ainda se apresenta meio perdido, mas de coração aberto. Enfim, um ambiente que poderia ser decretado como território de Paz por aqueles jovens. O momento era favorável. Mas eles preferiram o caminho de religar os laços entre as pessoas, conectar UM A UM, em uma rede horizontal, espalhando o sentimento da responsabilidade de cuidar mutuamente, um do outro.

A semente da PAZ ATIVA foi plantada. Todo cuidado é pouco. Não partidarizar as ações em nenhum momento. Dar a mesma importância a todas as pessoas. Definir claramente as responsabilidades do Estado e da Sociedade. Assim, a idéia da SUPER COMUNIDADE vai se espalhando, pelos corações e mentes de cada morador que, com sua liberdade interior, irá exercitar a criatividade e assumir o compromisso de um mundo melhor e sustentável para todos os seres.

Everardo de Aguiar Lopes
Brasília 22 de dezembro de 2008

4 comentários:

meninadorio disse...

Grande Everardo!

Adorei a proposta, me fez pensar se realmente estou exercendo o meu papel na comunidade se interligo as pessoas e faço com que elas compreendam o sentido da Paz.
Me fez reconhecer o meu importante papel enquanto cidadã de construir um mundo melhor.

Um abraço Maryelli Rodrigues.

Ana Lúcia disse...

Quero parabenizar pela iniciativa do evento. Senti muito por ñ poder estar presente. Coloco-me a disposiçáo para participar ativamente em tudo que for planejado em prol de nossa comunidade.
Feliz 2009 a todos.
Abraços
Ana Lúcia Walker

Daniel Corrêa Castro disse...

Bela iniciativa destes jovens!
Vivemos em uma realidade tecnológica que permite o contato com pessoas de lugares distantes, mas que isola as pessoas de uma mesma comunidade, enfraquecendo sua unidade de ação pela Paz. Mais ações destas é preciso. Parabéns.

Saudações. Daniel - AESP

Manoel Euzébio disse...

Caro amigo,
Quisera eu que todas as comunidades fossem iguais a da quadra 306 Sul, quero dizer uma super comunidade.O Exemplo dessa comunidade nos convida a refletir o nosso papel enquanto cidadãos. Abraçar, confraternizar, bater um bom papo, conhecer um pouco da vida nosso próximo, tudo isso é parte da nossa função como cidadãos.
Portanto, é sempre bom ler os seus artigos,pois eles nos possibilita a repensar as nossas atitudes como cidadãos, como pessoas.
Mais uma vez parabéns pelo artigo.
Um grande abraço.