quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA REDE DESARMA BRASIL E CARAVANA COMUNIDADE SEGURANÇA NO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL. NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2008 EM BRASÍLIA - DF – TERESINA - PI E JOÃO PESSOA - PB.

Brasília - DF . Um bom encontro.

No dia 20 de novembro demos mais um passo na caminhada de mobilização e construção da I Conferência Nacional De Segurança Pública No Brasil, dessa vez em Brasília – DF, com UM BOM ENCONTRO tendo a participação da Federação dos CONSEGS – DF, da Rede Desarma Brasil, da Coordenadora Nacional da Conferência e do Coordenador de Mobilização Nacional da Conferência, e do Secretário de Segurança Pública do DF. (ver relação das organizações da sociedade civil e entidades de trabalhadores da segurança pública que participaram do BOM ENCONTRO.)

O Distrito Federal tem uma experiência que não deve ser desprezada no que diz respeito aos conselhos comunitários de segurança pública. Na área urbana, cada cidade satélite e as Asas Sul e Norte têm o seu conselho comunitário e outros estão nas áreas rurais daquelas satélites.

O Distrito Federal vem sofrendo os reflexos da crise de violência urbana que o país vem passando. A população do entorno do DF paga um preço alto. O sonho de viver próximo ao coração do poder central do país, muitas vezes, torna-se um verdadeiro pesadelo.

Porém, sofremos todos, populações menos abastadas e populações que vivem nas áreas de maior concentração de renda. As periferias do coração do poder central são muito mais desprotegidas por razões históricas, como o crescimento vertiginoso e desordenado em um curto espaço de tempo e mais ainda, por uma cultura política que fez, e faz, das terras públicas, uma moeda eleitoral.

A criminalidade, como todos sabemos, migra. Um dos atrativos para sua migração é o ambiente que vai desde a ausência do Estado (de uma polícia cidadã, escolas em condições adequadas, ambientes culturais, espaços públicos saudáveis para o diálogo, etc.) até o consumidor de drogas, estimulando a violência intrapessoal no seio da comunidade e as rivalidades das organizações criminosas que realmente destroem a capacidade de uma convivência pacífica entre seus moradores.

O BOM ENCONTRO em Brasília – DF, reuniu alguns atores que, com seus propósitos, têm um compromisso com a diminuição das violências e da criminalidade.

Neste sentido, a Conferência Nacional De Segurança Pública, vem ao encontro dos anseios da comunidade do DF. A sociedade civil, os trabalhadores em segurança pública e os gestores públicos no Distrito Federal colocarão suas energias para que este amplo processo de mobilização permita que mentes e corações se abram e dêem o melhor da essência humana.

Participaram deste BOM ENCONTRO os seguintes representantes de organizações da sociedade civil, CONSEGS, gestores públicos e entidades de trabalhadores de segurança pública e mais André Porto, representante do Viva Rio e coordenador da caravana Comunidade Segura.

Rede Desarma Brasil
Everardo de Aguiar Lopes

Federação dos Conselhos de Segurança Comunitária – DF
Neife Alcântara

Dr. Saulo Santiago - presidente do CONSEG – Brasília – DF

Sra. Mara Dell’negro – presidente da associação de mulheres de negócios profissionais do Distrito Federal

Luciano Fernandes Arruda – Rep. Da federação nacional dos policiais rodoviários federais – FENAPRF
CONSEGs – Park way, Rural do Paranoá, Santa Maria, Samambaia, Guará I, RA VIII, RA I, FECONSEG –DF

Entidades da Sociedade Civil
RISOS, AÇÃO ESPERANÇA, AMIGOS DA PAZ, CONUB- CORREIO DO PLANALTO, CAIXA SEGUROS- CONIC –

PROJETO JUSTIÇA COMUNITÁRIA- TJDF – DETRAN- DPRF – PM E BOMBEIROS, SINPOL – DF.


Teresina - PI
III Fórum Espiritual Mundial


Em Teresina – PI, de 20 a 23 de novembro realizou-se o III Fórum Espiritual Mundial – com o tema: Valorização da Vida. O Fórum incluiu em sua programação a Mesa Redonda: Segurança Pública, Combate às Drogas e Cidadania, cabendo ao representante da Rede Desarma Brasil coordenar a Mesa e introduzir o Tema da I Conferência Nacional de Segurança Publica e Desarmamento como uma das ações para a diminuição dos homicídios no Brasil.

Realizamos ainda uma reunião dentro do III Fórum Espiritual com várias matrizes Religiosas e Indíginas e com organizações da sociedade civil, reitor da Universidade de Viçosa – MG, o Monge Joshin Zem, Budista, representantes da federação Ubandista do Brasil, Movimento Espírita, entre outros, para falar da importância da Caravana Comunidade Segura, do registro de armas, do estatuto e da campanha do desarmamento e, claro, da I Conferência Nacional de Segurança Pública.

Um resultado importante e imediato desse encontro foi a disposição do SHEIKH JIHAD HASAN, da Síria, Vice-Presidente da Juventude Islâmica em apresentar-se para acolher e participar da I conferência Nacional de Segurança Pública.


João Pessoa - PB

II Congresso Brasileiro Pela Paz
Nos dias 29 e 30 de Novembro, em João Pessoa – PB, realizou-se o II CONGRESSO BRASILEIRO PELA PAZ, com o tema: Prevenção Social do Crime e das Violências e a Construção da Paz.

Com a participação do Secretário Nacional de Segurança Pública Dr. Ricardo Balestreri, que proferiu palestra sobre Políticas Públicas Na Prevenção do Crime e das Violências e a Construção Da Paz.

Vivenciou-se uma metodologia extremamente criativa, na qual a brincadeira, a poesia, a música, o sorteio e as dezenas de mini palestras de educadores, gestores públicos nas áreas da educação, saúde, turismo, assistência social, parlamentares, juventude, religiosos, empresários, comunicadores, artistas e ativistas pela Paz, durante dois dias, fortaleceram laços de compromisso com a construção da paz pela paz nos pequenos gestos do cotidiano.

A Rede Desarma Brasil esteve presente em todo o II Congresso Brasileiro Pela Paz e em dois momentos deu sua efetiva colaboração lançando a Caravana Pelo Desarmamento, apresentada pela ativista da Paz, Srta. Heather, membro do Instituto Sou da Paz e Everardo de Aguiar, como representante da Rede Desarma Brasil na Comissão Organizadora Nacional da I Conferência Nacional de Segurança Pública.

O II Congresso Brasileiro Pela Paz lança nacionalmente a metodologia para as conferências livres que devem ser realizadas em todo país e por quaisquer segmento social e quantidade de pessoas que queiram dar sua contribuição à conferência.

A Dra. Renata e Dra. Rosie, representantes do Ministério da Justiça, que conduziram este momento especial para que os participantes do II Congresso Brasileiro Pela Paz, elegessem sete princípios prioritários, entre os dez que surgiram, para uma nova prática de segurança pública no Brasil, saíram confiantes de que o bom exemplo de João Pessoa, no que diz respeito à participação livre de doutrinas e dogmas, reforçando a idéia de que as pessoas têm a contribuir com um novo modelo e com um exercício democrático para a diminuição da criminalidade e das várias formas de violências no Brasil.

O II CONGRESSO BRASILEIRO PELA PAZ, proporcionou a todos com um bom exemplo de simplicidade, quando convidou a Dra. Regina Maria Mik, Coordenadora da I conferência Nacional de Segurança Pública, a expor para todos a importância da I Conferência Nacional de Segurança Pública, como uma experiência inovadora na formação de uma cultura participativa, dando como exemplo sua experiência no Município de Diadema – SP, que reduziu em mais de 80% o número de homicídios naquela cidade.

Quais as lições que o Movpaz e a Maçonaria Grande Oriente oferecem, a partir do II Congresso Brasileiro Pela Paz, à Rede Desarma Brasil e a todos os envolvidos no processo de mobilização e de organização da I Conferência Nacional de Segurança Pública?

A Rede Desarma Brasil, ao acolher a experiência da Caravana Comunidade Segura - 2008 e os desafios da I Conferência Nacional de Segurança Pública, como um eixo central de atuação no ano de 2009, que já passou por Brasília DF, Teresina – PI, João Pessoa PB, Vitória ES, Londrina PR, Recife PE já colhe seus frutos com ações mobilizadoras em cada um desses estados. André Porto, Herther, Almir Laureano, Luis Galhardi, Everardo Aguiar, Elianildo, observaram suas próprias limitações e dificuldades, aprenderam muito e perceberam também a capacidade da Rede articular vários setores da sociedade brasileira.

Nossa capilaridade é bem maior do que alguns imaginavam. Porém, precisamos ir além e passarmos a ser REALIZADORES de várias ações em parceria com as organizações locais, por exemplo: REALIZAR JUNTO COM O GRANDE ORIENTE e com o MOV PAZ, O III CONGRESSO BRASILEIRO PELA PAZ em João Pessoa, capital da PAZ em 2009, e, como fator simbólico, neste III CONGRESSO seria realizada a I REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, O QUAL DEVE SER ELEITO NA I CONFERÊNCIA. Seria uma forma clara de sintetizar nossa participação neste processo cooperativo para uma efetiva segurança pública cidadã e de Estado.

Brasília 02 de dezembro 2008

Everardo de Aguiar Lopes
Rede Desarma Brasil
http://www.movimentoamigosdapaz.blogspot.com/
(61) 9558-3207

Um comentário:

Manoel Euzebio disse...

Caro amigo,
A violência no Brasil tem tomado grandes proporções. E Todas as classes estão sendo atingidas, seja ela composta por ricos ou pobres. O fato é que ninguém está isento de agressões físicas e morais, agressões essas causadas pela violência urbana, doméstica etc.
Homicídios, assaltos à mão aramda, mulheres sendo violentadas por seus parceiros, preconceito, são cenas corriqueiras em nosso país.
Diante dessa realidade muitas pessoas ignoram a gravidade do problema e fecham os olhos. Usam essa estratétgia para tentarem levar uma vida normal. Outros se refugiam em países distantes.
Porém, existem aqueles que encaram a realidade de frente e através de pequenos atos tentam solucionar o problema vigente.
Tenho observado que nos últimos anos o número de ações pela Paz no Brasil tem aumentado. E sem dúvida alguma meu amigo Everardo, você é um dos grandes responsáveis por esse crescimento. Através do Movimento Amigos da Paz, da Rede Desarma Brasil e outras organizações você e seus parceiros têm realizados grandes movimentos, congressos e fóruns e prol da Paz.
Então, meu amigo só me resta parabenizá-lo por todo esse trabalho pacificador realizado ao longo desse ano em diversas regiões do Brasil.
Um grande abraço.